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Performance de Projetos de Inovação – Uma Introdução

Performance de Projetos de Inovação – Uma Introdução

Gestão da Inovação

Nas últimas décadas a inovação empresarial teve sua relevância maximizada como prática e filosofia empresarial e observou-se um aumento exponencial das experiências empresariais, conceitos e ferramentas sobre o tema e de metodologias para a gestão da inovação.

Em muitas empresas, principalmente as de grande porte, a inovação empresarial vêm sendo aplicada como resposta corporativa ao rápido desenvolvimento tecnológico da sociedade e, com base em alguns casos de sucesso, é apontada por especialistas no tema como a estratégia mais eficaz da empresa moderna para sobreviver, se adaptar às mudanças e crescer em mercados cada vez mais mutáveis e competitivos (Baregheh, Rowley, & Sambrook, 2009).

Então, neste contexto a prática da Gestão da Inovação assume importância destacada visando minimizar as possibilidades de falhas e erros de implantação. Os estudos da performance ou dos resultados obtidos com projetos e iniciativas de inovação são fundamentais e fazem parte do grande leque de atividades da Gestão da Inovação (www.adrianoclary.com.br/consultoria).

A medição do desempenho de iniciativas de inovação

As inovações podem ocorrer em processos, produtos ou no modelo de negócio (Baregheh et al., 2009 & Liem & Brangier, 2012) e apesar de estar baseada em princípios comuns, cada tipo de inovação têm suas particularidades que influenciam o processo de implantação (Sawhney, Wolcott, & Arroniz, 2007),

Com o aumento da prática empresarial surgiram várias técnicas e ferramentas de suporte conceitual e metodológicas que tornaram o tema tão popular no meio empresarial. Entre estas técnicas podemos citar o “Design Thinking” que, através de ferramentas de fácil aplicação e dinâmicas, procuram motivar as pessoas para a inovação e criatividade, identificar as oportunidades para o desenvolvimento e implantar as ações que otimizam os produtos e serviços das empresas (Liem & Brangier, 2012).

Apesar da grande popularidade que o tema alcançou nas duas últimas décadas não é verificado um aumento proporcional no volume de estudos acadêmicos e científicos sobre o tema. Alguns aspectos são mais estudados e caminham para um consenso acadêmico e formatação de teoria. Entre estes temas mais estudados pode-se citar a integração com sistemas de gestão (Gupta, 2014), o relacionamento com as teorias de absorção de conhecimento (Dunlap, McDonough, Mudambi, & Swift, 2016) e a medição da maturidade da empresa, ou a prontidão da mesma para investir esforços em inovação (Cheng & Lin, 2012).

Outro aspecto que merece destaque em relação à prática da inovação nas empresas, relaciona-se com o elevado número de experiências malsucedidas. Estes casos ocorrem principalmente em empresas sem a devida estrutura e preparação para implantar e acompanhar a execução de projetos complexos e relevantes para a sua estratégia e rotinas (van der Panne, van Beers, & Kleinknecht, 2003).

Entre os fatores da Gestão da Inovação que podem influenciar o sucesso e o insucesso de projetos empresariais está a existência de um método, ou ao menos da intenção corporativa, de avaliar a efetividade das ações de inovação e os resultados finais obtidos para o negócio. Com a presença deste método a empresa se torna mais preparada para atuar segundo os princípios da melhoria contínua, aprender com os insucessos e melhor direcionar seus recursos e investimentos em novas inciativas de desenvolvimento e inovação (Cruz-Cázares, Bayona-Sáez, & García-Marco, 2013).

Com base no exposto, este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão da literatura sobre o tema geral da Gestão da Inovação buscando identificar as áreas de pesquisa acadêmica mais relevantes sobre o tema e possíveis tendências em termos da evolução do conhecimento.

Especial atenção será dada ao tema de medição ou avaliação da performance das iniciativas de inovação empresarial. Este aspecto está relacionado a futuras pesquisas do autor e pode ser apontado, portanto, como um objetivo de segundo nível este trabalho.

Gestão da inovação: Causas para o insucesso de iniciativas e projetos de inovação.
Fig 1: Causas para o insucesso de iniciativas de inovação corporativa
  • Este texto é a introdução de artigo elaborado na disciplina “Gestão do Conhecimento” do curso de doutoramento em Ciência Aplicada a Decisão da Universidade de Coimbra. Para obtenção do texto completo favor entrar em contato!

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Adriano Clary

Inovatie – Inovação para resultadoshttps://inovatie.com.br

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