Seja bem vindo(a) !

O filme “O menino que descobriu o vento” e a Inovação

O filme “O menino que descobriu o vento” e a Inovação

Para aqueles que gostam de exemplos e “cases” de inovação não posso deixar de indicar o filme “O menino que descobriu o vento” (título original “The boy who harnessed the wind“. Excelente exemplo de empreendedorismo social e inovação, este filme deve estar na lista de todos que acreditam no poder de transformação do ser humano. Ele conta a estória de um garoto malaui que, contra tudo e todos, leva adiante um projeto (ou um sonho) de levar água até a lavoura de sua comunidade.

Sem querer passar “spoiler”, mas, com o interesse didático de ressaltar a relação da trama da Netflix com os processos de Inovação, faço alguns comentários a seguir.

O primeiro aspecto que salta aos olhos é a busca incessante pelo conhecimento que o protagonista apresenta. Mesmo sem recursos, o garoto vai a escola, tenta assistir aulas sem estar matriculado e faz missões ao ferro velho da comunidade em busca de materiais e peças interessantes para dar vida a suas ideias e engenhosidade. Este é sabidamente um comportamento das mentes inovadoras que buscam incessantemente o novo e muitas vezes, a exemplo das mentes mais disruptivas, desafiam o sistema e o “status quo”.

A capacidade de associação, a percepção aguçada e a busca de sinergia entre temas aparentemente desconexos também estão presentes. Perceber a relação entre o dínamo da bicicleta de seu professor com a possível força motriz para gerar energia a partir do vento foi sem dúvida genial! Percepção aguçada, traço presente em pessoas e equipes inovadoras.

A resiliência do garoto perante as dificuldades também é marcante. O protagonista enfrenta o descrédito de sua comunidade e até a intimidação de seu pai (que queria sua dedicação à lavoura) para persistir em suas ideias e projetos. E para alcançar êxito, apresenta elevada capacidade de persuasão e liderança, características essas, fundamentais para o líder inovador e transformador.

Deixando de lado as características pessoais e comportamentais do protagonista inovador, pode-se apontar alguns aspectos marcantes do método da inovação por experimentação. Com uma ação de dar inveja aos melhores especialistas em “Design Sprint” ou “Lean Start up”, nosso herói identifica oportunidades e “dores” latentes em seu público-alvo (sua comunidade) e refina seu projeto de solução com escuta e vivência (no melhor estilo das experiências etnográficas!).

Ainda na linha do processo empregado no desenvolvimento da solução, o pequeno inovador vai testando sua ideia gradativamente e através de testes associativos e protótipos. Finalmente, aplicando novamente sua capacidade de persuasão e liderança, envolve sua comunidade na construção do produto final e o coloca em produção.

E o que dizer do engajamento futuro e empreendedor com a multiplicação da solução para expandir seus efeitos positivos? Realmente o filme nos apresenta um excelente exemplo de empreendedorismo social e, também, de gestão da inovação!

Espero que o “spoiler” tenha valido a pena e que você veja o filme e deixe seus comentários aqui! Consegue identificar outros aspectos relacionados à inovação?

======================

Adriano Beltrão Clary

Inovatie – Inovação para Resultados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PortugueseEnglishSpanishFrench
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
× Entre em contato!