Seja bem vindo(a) !

Inovação e Tecnologia na Mineração – Exposibram 2019

Inovação e Tecnologia na Mineração – Exposibram 2019

Introdução

Nesta última semana ocorreu a Exposibram em Belo horizonte que, entre vários aspectos, permitiu ter uma visão da aplicação da inovação e tecnologia na mineração. Este evento é organizado pelo IBRAM (http://www.ibram.org.br/ ) e é um dos maiores e mais respeitados da américa latina para o setor da mineração. Segundo dados do IBRAM, a edição reuniu mais de 490 estandes com expositores e congressistas de 30 países e movimentou 45.000 visitantes e mais de 2.000 trabalhadores e prestadores de serviços.

Participando da Exposibram – 2019 pude perceber que o setor de mineração, tradicionalmente “pesado” e lento em termos de implantação de tecnologias de ponta está se movendo, ainda que em ritmo lento em relação a outros setores, para uma transformação digital mais profunda.

Historicamente com uma postura “fechada” perante o relacionamento com o mercado e seu ambiente de negócios, observou-se um novo discurso por parte das empresas e instituições do setor. Vejamos a seguir um pouco sobre esta nova postura e iniciativas, sempre ressaltando que este resumo apresenta uma percepção pessoal do autor, sem a pretensão de ser exaustivo sobre o evento.

Inovações Tecnológicas

Diferentemente dos setores de consumo e formados por indústrias de produção discreta como a automobilística, a mineração nunca teve uma visibilidade elevada na sociedade e, também, não teve na comunicação um pilar capaz de promover seus avanços tecnológicos de forma assertiva e proativa.

Na escalada da indústria 4.0, percebe-se que a mineração registra maior evolução nas soluções integradas de ERP o que está de acordo com seus objetivos básicos de ganhos de escala e elevação de produtividade. O que é possível notar é a elevação do nível de sofisticação das soluções de otimização da produção com a incorporação de módulos de “analytics” avançados, melhor captação e tratamento de dados além de integração com técnicas de inteligência artificial e realidade aumentada.

Fora do domínio dos sistemas de ERP, pode-se perceber que a tecnologia mais empregada são as soluções baseadas em IOT (“internet das coisas”) para o transporte de material operacional e produtos, rastreamento de veículos e controle de acessos e movimentação de pessoal. A segurança patrimonial e atividades de monitoramento aéreo também estão evoluindo bastante com o emprego de soluções com base em sensores remotos, drones e tratamento avançado de imagens aéreas.

Em termos de planejamento de minas e controle de produção, foi possível perceber que  temos o emprego de tecnologias em etapas específicas do processo de planejamento e produção com nível cada vez mais sofisticado de precisão e robustez analítica.

Por outro lado, ainda não se percebe a implantação de soluções completas ou integradas (da geologia ao cliente final) com elevado nível de tecnologia embarcada para a exploração de todo poder de análise a predição que temos hoje disponíveis no mercado.

Em linha com o exposto, apesar de ser possível perceber algumas iniciativas com o foco da geometalurgia, não foi possível identificar soluções que integrassem toda a cadeia de valor e estimasse o “valor” e “performance” dos produtos minerais na ponta da cadeia siderúrgica o que se configura em uma promissora oportunidade de desenvolvimento.

Inovação Social

Além dos aspectos técnicos relacionados à inovação e tecnologia na mineração, não podemos desconsiderar os aspectos relacionados à sustentabilidade e práticas operacionais responsáveis. Em virtude das recentes tragédias e falhas operacionais do setor, a mineração apresenta, segundo o reputation institute ( https://www.reputationinstitute.com/), um baixo grau de reputação e imagem junto à sociedade com desempenhos em evolução negativa ao logo do tempo.

O IBRAM apresentou uma carta do setor de mineração à sociedade no sentido de aprimorar os processos e a segurança das operações de mineração. Esta carta pode ser acessada pelo link http://www.ibram.org.br/ e fica claro que, em todos os pilares de ação apresentados, a inovação e aplicação de tecnologia estão presentes.

Além da aplicação de tecnologia para uma mineração mais segura, o setor se mostra transparente e aberto ao diálogo com a sociedade o que resulta em inúmeras oportunidades para a inovação social.

Inovação Aberta

Através dos posicionamentos do IBRAM, autoridades e empresas presentes foi possível perceber um novo “mindset” do setor que adotou um discurso transparente e focado em parcerias e troca de experiências.

A inovação aberta, prática largamente difundida em economias mais desenvolvidas, consiste em uma ótima via para a promoção da inovação e tecnologia na mineração. Nesse sentido de cooperação, foi possível perceber a relevância do mining hub (www.mininghub.com.br). A instituição é uma iniciativa das principais empresas do setor e conta com o apoio do IBRAM visando a aproximação de startups e empresas de tecnologia às grandes empresas.

Apesar da excelente visibilidade e promoção da iniciativa do mining hub não foi possível perceber a presença de trabalhos e projetos de universidades e centros de pesquisa o que de certa forma retrata a ausência da academia na discussão dos temas centrais do setor de mineração.

Reflexão Final

É notório que o setor da mineração está se mobilizando e adotando uma postura aberta e transparente perante a sociedade. Esta postura é fundamental para a recuperação da credibilidade do setor após as tragédias das barragens e resultou em compromissos públicos de promoção da mineração responsável.

São inúmeras as oportunidades para o setor em termos de aplicação de tecnologia e estruturação de iniciativas de caráter inovador (veja nossa solução em https://inovatie.com.br/consultoria-em-inovacao/). Mas para tal o setor precisa superar o perfil conservador e abraçar novas estratégias para a promoção da inovação em todas as áreas de negócio e relação com o mercado e comunidade.

Espera-se que a prática seja consistente com o discurso e postura apresentada e que tenhamos um setor ativo e inovador nos médio e longo prazos. É imperativo tirar proveito das tecnologias e das práticas de inovação para o bem-estar da sociedade em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PortugueseEnglishSpanishFrench
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
× Entre em contato!