Seja bem vindo(a) !

O que faz uma empresa ser inovadora?


Empresa inovadora?

Esta é uma questão de 1 milhão de dólares! Existe bibliografia vasta sobre o tema e são muitos os “frameworks” ou modelos que tentam definir a capacidade inovadora de uma organização… Alguns com foco prático outros com lastro científico mas, de fato, são tantos fatores, caracteristicas, linhas de pesquisa e “impulsionadores” para a inovação que a resposta certamente não é simples e direta.

Apesar de trabalhar vários aspectos dos processos de inovação em palestras e cursos, tenho recebido alguns questionamentos recorrentes sobre uma “definição” de uma empresa inovadora. Sem a pretensão de ser exaustivo ou mesmo científico, vou colocar alguns fatores que tenho vivenciado ao longo dos anos em processos de desenvolvimento de produtos, P&D, tecnologia e inovação aberta.

Em uma visão simplista, alguém pode argumentar que uma empresa inovadora é aquela que supera suas metas nos indicadores de inovação (por exemplo número de novos produtos / ano) e gera receita a partir de produtos ou serviços inovadores. Raciocínio perfeito! Mas, de fato o que está por trás e permite que uma organização alcance estes resultados?

Pilares de uma estratégia de inovação

Vejamos três dos principais aspectos que uma organização poderia focar visando resultados superiores em inovação :

  • Propor e sustentar programas estruturados que permitam aos colaboradores dedicarem parte de sua rotina a atividades criativas e de melhoria aos produtos e processos de negócio
  • Atuar simultaneamente em suas operações internas e na análise do mercado em busca de oportunidades disruptivas e inovadoras que rompam o “status quo” das operações (pensamento ambidestro).
  • Criar e incentivar a cultura da experimentação e tolerância ao erro, no melhor estilo “lean”! Cultivar líderes e equipes especialistas no seguinte questionamento: “Em que ponto estamos em nossa jornada de busca de respostas sobre nossas dúvidas e incertezas”?

Certamente podemos adicionar dezenas de aspectos que não podem ser negligenciados mas, o que há de especial nessa abordagem em três pilares básicos? Atuando nestes três aspectos, a organização estará lançando um tripé de sucesso facilmente identificado em muitas histórias de sucesso corporativo: atuar com base em métodos, potencializar pessoas e disseminar a cultura!


E você o que pensa sobre esta questão? Tem novos elementos que ajudariam uma empresa a ser inovadora? Deixe seus comentários e entre em contato para ampliarmos a discussão!

#inovação #estratégia #estrategiadeinovação #gestãodainovação

www.inovatie.com.br

adrianoclary@inovatie.com.br

https://www.linkedin.com/in/adrianoclary/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PortugueseEnglishSpanishFrench
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
× Entre em contato!