O que faz uma empresa ser inovadora?

Esta é uma questão de 1 milhão de dólares! Existe bibliografia vasta sobre o tema e são muitos os “frameworks” ou modelos que tentam definir a capacidade inovadora de uma organização… Alguns com foco prático outros com lastro científico mas, de fato, são tantos fatores, caracteristicas, linhas de pesquisa e “impulsionadores” para a inovação que a resposta certamente não é simples e direta.
Apesar de trabalhar vários aspectos dos processos de inovação em palestras e cursos, tenho recebido alguns questionamentos recorrentes sobre uma “definição” de uma empresa inovadora. Sem a pretensão de ser exaustivo ou mesmo científico, vou colocar alguns fatores que tenho vivenciado ao longo dos anos em processos de desenvolvimento de produtos, P&D, tecnologia e inovação aberta.
Em uma visão simplista, alguém pode argumentar que uma empresa inovadora é aquela que supera suas metas nos indicadores de inovação (por exemplo número de novos produtos / ano) e gera receita a partir de produtos ou serviços inovadores. Raciocínio perfeito! Mas, de fato o que está por trás e permite que uma organização alcance estes resultados?
Pilares de uma estratégia de inovação
Vejamos três dos principais aspectos que uma organização poderia focar visando resultados superiores em inovação :
- Propor e sustentar programas estruturados que permitam aos colaboradores dedicarem parte de sua rotina a atividades criativas e de melhoria aos produtos e processos de negócio
- Atuar simultaneamente em suas operações internas e na análise do mercado em busca de oportunidades disruptivas e inovadoras que rompam o “status quo” das operações (pensamento ambidestro).
- Criar e incentivar a cultura da experimentação e tolerância ao erro, no melhor estilo “lean”! Cultivar líderes e equipes especialistas no seguinte questionamento: “Em que ponto estamos em nossa jornada de busca de respostas sobre nossas dúvidas e incertezas”?
Certamente podemos adicionar dezenas de aspectos que não podem ser negligenciados mas, o que há de especial nessa abordagem em três pilares básicos? Atuando nestes três aspectos, a organização estará lançando um tripé de sucesso facilmente identificado em muitas histórias de sucesso corporativo: atuar com base em métodos, potencializar pessoas e disseminar a cultura!
E você o que pensa sobre esta questão? Tem novos elementos que ajudariam uma empresa a ser inovadora? Deixe seus comentários e entre em contato para ampliarmos a discussão!
#inovação #estratégia #estrategiadeinovação #gestãodainovação
www.inovatie.com.br
adrianoclary@inovatie.com.br