
As organizações brasileiras estão proporcionando um ambiente favorável à inovação?

Em um recente Webnair com 151 empresas participantes, de variados portes e ramos de atuação (da indústria aos serviços financeiros), fiz esta provocação e submeti uma rápida enquete aos participantes visando obter alguns “insights” sobre esta questão.
Sem pretensões ou qualquer rigor acadêmico (fica a sugestão para quem quiser se aprofundar!), a enquete teve caráter exploratório e foi elaborada visando o registro se a empresa do participante implementava alguns fatores apontados pela literatura como “potenciadores” da inovação corporativa.
Os seguintes fatores “potenciadores” da inovação foram considerados na enquete sendo devidamente abordados e explicados antes do início das respostas:
- Existência de “Tempo Criativo” na rotina devidamente negociado com os superiores;
- Disponibilização de ferramentas e suporte tecnológico para motivar, engajar e implementar melhorias e ideias inovadoras
- Existência de mecanismos claros e transparentes de incentivos e recompensas para a proposição de novos produtos, serviços ou processos
- Acesso a informações sobre o mercado de atuação da empresa e concorrentes
- Contato com os clientes da empresa de maneira rotineira e institucionalizada
- Existência de suporte interno ou externo à empresa para a “organização” das ideias e iniciativas inovadoras
Resultados
Em uma primeira análise pode-se levantar os seguintes resultados na amostra analisada:
- A taxa geral de respostas positivas, ou seja, de presença dos fatores na organização, foi de 54%.
- 50% dos respondentes afirmaram que suas organizações apresentavam ao menos 4 dos 6 fatores considerados
- Por outro lado, 41% dos respondentes afirmou que sua empresa apresenta apenas 2 ou menos dos fatores considerados como “potencializadores” da inovação.
- Apenas 10% dos respondentes afirmaram que suas organizações possuem 5 fatores presentes em sua rotina e apenas 7% afirmou que a empresa implementa todos os fatores considerados.

Conclusão
Considerando-se que o público-alvo do webinar era basicamente de pessoas envolvidas com a temática da inovação o que supostamente elevaria o contato com as inciativas corporativas para o tema, podemos dizer que a resposta para a questão inicial foi negativa… Ou seja: ainda existem lacunas significativas para que nossas organizações proporcionem um ambiente verdadeiramente inovador.
Guardadas as devidas proporções e limitações da amostra e método, temos um interessante “caso” prático e geramos alguns insights para análise e estudos futuros.
E você concorda com estas conclusões? O que acha que poderia acelerar este processo em nossas organizações? Deixe seus comentários e entre em contato para aprofundarmos a discussão!
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