
Evento CIT Senai – Desafios da Mineração
O evento CIT Senai – Desafios da Mineração apresentou informações sobre o setor mineral brasileiro, algumas das tendências tecnológicas do setor e os desafios da mineração brasileira.
O setor mineral brasileiro certamente enfrenta desafios de ordem estrutural que passam pela formação e disponibilização de mão de obra capacitada, utilização de tecnologias avançadas na produção e avanços nas certificações ambientais, segurança operacional e controle e mitigação de riscos.
Enquanto os setores e entidades públicas “patinam” em discussões recursivas e repetitivas e focam em assuntos de caráter tributário e fiscal como CEFEM, lei Kandir e outros, o setor produtivo,com exceção dos grandes conglomerados, apresenta atraso tecnológico e uma crise de reputação sem precedentes.
O sistema FIEMG, através dos centros tecnológicos e de inovação, fornece um excelente ecossistema para o corretor endereçamento dos desafios tecnológicos e corporativos para as empresas do setor mineral. Trata-se de um suporte indispensável para o estado de Minas Gerais onde a prática mineral se confunde com a própria fundação do estado. A mineração é uma atividade indispensável para a sociedade moderna, mas, sem avanços tecnológicos, responsabilidade social e gestão responsável de riscos, não irá se recuperar e suprir os anseios da sociedade.
Caso deseje maiores informações sobre os painéis e assuntos apresentados neste seminário e também sobre oportunidades junto ao sistema FIEMG, entre em contato! 31 41020304
Breve resumo das palestras
Para Christiano Leal, diretor regional do SENAI e superintendente regional do SESI, a realização desta edição do workshop é muito pertinente porque a mineração está no DNA do nosso estado e do SENAI. “Temos no CIT SENAI FIEMG o Instituto de Inovação em Processamento Mineral, que já atua há muitos anos com o tema, dando soluções tecnológicas para o setor”, afirma.
Segundo Cristiano Parreiras, diretor do SINDIEXTRA, este evento é a continuidade de um trabalho que já vem sendo construído no sentindo de buscar soluções para grandes desafios que se apresentam na atividade minerária. “Acredito que somente pela busca de novas técnicas, tecnologias, aplicações de novos métodos, vamos conseguir dar uma resposta que a sociedade espera do setor mineral”, ressalta.
André Zanatta, gerente de Inovação e Tecnologia do CIT SENAI FIEMG, apresentou aos participantes do workshop todo potencial dos oito institutos e da Gerência de Metrologia, que estão instaladas na unidade. São cinco Institutos de Tecnologia, nas áreas de Alimentos e Bebidas, Automotiva, Meio Ambiente, Metalmecânica e Química, e três de Inovação, nas áreas de Engenharia de Superfícies, Metalurgia e Ligas Minerais e Processamento Mineral. No campus funciona ainda o Laboratório Aberto, um ambiente de aprendizagem voltado para novos empreendedores e projetos de estímulo à economia criativa, e o FIEMG Lab 4.0, programa de aceleração para startups com soluções industriais (indtechs) que promove o desenvolvimento de novas tecnologias a partir de negócios inovadores, ao mesmo tempo em que os conecta com o mercado, funcionando como um verdadeiro hub de inovação aberta aplicada para a indústria.
Rodrigo Amaral, gerente de Licenciamento Ambiental da Vale, falou sobre “Economia Circular a partir do reaproveitamento de rejeitos de mineração”. Temas como Mineração 4.0, tecnologias minerais, fusões e aquisições foram debatidos durante o workshop. Ministraram palestras Alessandra Prata, da Samarco; Lívia Mello, da Nexa; Julian Heizmann, da Cronimet Brasil; Jeferson Martins, da Silveira Capital e Patrícia Magalhães, do SENAI Pará.
Fonte: https://www7.fiemg.com.br/cit/noticias/detalhe/desafios-para-a-industria-da-mineracao-em-debate

Marcos
16/12/2020Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
trabalho!
Gostei muito.
um grande abraço!!!
admin
19/12/2020Caro Marcos, obrigado! Vamos em frente contribuindo com pessoas e organizações para a inovação e melhoria contínua. Abraços